Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros

Delineamento da Amostra

A amostra foi delineada para representar a população brasileira não institucionalizada com 50 anos ou mais. Devido à inexistência de um cadastro domiciliar centralizado e confiável, as pesquisas domiciliares de âmbito nacional no Brasil utilizam a base operacional geográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (IBGE, 2010) para estratificação e seleção de áreas para esse tipo de pesquisa. Para garantir que a amostra represente as áreas urbana e rural dos municípios de pequeno, médio e grande porte, a amostragem do ELSI-Brasil utilizou um desenho com estágios de seleção, combinando estratificação de unidades primárias de amostragem (municípios), setores censitários e domicílios.

Os municípios foram alocados em quatro estratos, dependendo do tamanho da população. Para decidir o tamanho do município e o número de municípios alocados a cada estrato, o método de construção do estrato de Lavallée e Hidiroglou (1988) foi realizado, usando o módulo para estratificação do pacote R (R Foundation for Statistical Computing, Viena, Áustria). Os quatro estratos foram assim categorizados: primeiro estrato (≤ 26.700 habitantes de 4.420 municípios); segundo estrato (26.701– 135.000 habitantes de 951 municípios); terceiro estrato (135.001–750.000 habitantes de 171 municípios); e quarto estrato (> 750.000 habitantes de 23 municípios). Para os três primeiros estratos (municípios com até 750.000 habitantes), a amostra foi selecionada em três estágios. No primeiro estágio, foram selecionados 18 municípios no primeiro estrato, 15 no segundo e 14 no terceiro. No segundo estágio, foram selecionados oito setores censitários em cada município e, por fim, foram selecionados os domicílios em cada setor censitário. No quarto estrato, que incluiu municípios maiores, a seleção da amostra foi feita em dois estágios. No primeiro estágio, foram selecionados 176 setores censitários e no segundo estágio foram selecionados os domicílios. Todos os moradores dos domicílios selecionados com 50 anos ou mais foram elegíveis para entrevista e medidas físicas.

Foi utilizado um desenho amostral inverso para evitar um aumento no tamanho da amostra para compensar as não respostas (Vasconcellos et al., 2005). O desenho de amostragem inversa permite que os investigadores definam quantas unidades precisam ser observadas para obter um número pré-especificado de sucessos, ou seja, entrevistas a serem realizadas. A aplicação desse método no ELSI-Brasil consistiu em visitar sequencialmente os domicílios previamente selecionados, até atingir o número planejado de entrevistas.

A amostra final foi estimada em 10.000 participantes residentes em 70 municípios localizados nas diferentes grandes regiões geográficas. A reposição da amostra está prevista para ocorrer a cada nova onda, de forma a garantir a representatividade nacional da população do estudo. A Figura 1 e o Quadro 1 mostram a distribuição dos municípios selecionados, segundo região geográfica e Unidade da Federação.

Ponderação

Os pesos amostrais foram derivados para levar em conta a probabilidade diferencial de seleção e a não resposta diferencial. O uso correto de pesos é essencial para a inferência populacional porque a amostra não é autoponderada por design. Visto que o ELSI-Brasil tem um desenho amostral complexo, as análises devem levar em conta a estratificação geográfica e o agrupamento na estimativa de erros padrão. As médias dos pesos naturais e calibrados foram: 3.501,6 (desvio padrão (DP), 1.695,4) e 4.551,5 (DP, 2.515,9) para o primeiro estrato; 3.568,8 (DP, 2.349,3) e 4.844,9 (DP, 3.464,1) para o segundo; 4.341,5 (DP, 3.040,1) e 5.706,3 (DP, 4.037,5) para o terceiro; e 2.627,5 (DP, 1.497,5) e 3.573,0 (DP, 2.216,1) para o quarto.

Referências

mapa_amostra
Figura 1 – ELSI-Brasil: municípios selecionados.

Quadro 1 – ELSI-Brasil: municípios selecionados por região geográfica e Unidade da Federação. 


Região Geográfica

Unidade da Federação

Município



Norte

Amazonas

Autazes

Manaus


Pará

Ananindeua

Belém

Placas

Portel













Nordeste


Maranhão

Rosário

São José de Ribamar

São Luís

São Raimundo do Doca Bezerra

Piauí

Teresina


Ceará

Fortaleza

Groaíras

Limoeiro do Norte

Rio Grande do Norte

Natal

Paraíba

Arara


Pernambuco

Água Preta

Camaragibe

Jaqueira

Recife

Alagoas

Maceió

Marechal Deodoro

Sergipe

Japoatã



Bahia

Feira de Santana

Itajuípe

Itapetinga

Salvador

Urandi










Sudeste



Minas Gerais

Belo Horizonte

Capelinha

Coroaci

Divinópolis

Orizânia

Salinas

Espírito Santo

Cachoeiro de Itapemirim

Ibatiba



Rio de Janeiro

Duque de Caxias

Macaé

Nova Iguaçu

Rio de Janeiro

São Gonçalo

São Pedro da Aldeia






São Paulo

Araçatuba

Campinas

Guapiaçu

Guarujá

Guarulhos

Igarapava

Mauá

Salto

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

São Paulo

Tabatinga





Sul


Paraná

Curitiba

Pato Branco

Santa Maria do Oeste

São José dos Pinhais

Santa Catarina

Taió


Rio Grande do Sul

Canoas

Charqueadas

Porto Alegre

São Paulo das Missões




Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Mato Grosso

Chapada dos Guimarães


Goiás

Anápolis

Goianésia

Goiânia

Vicentinópolis

Distrito Federal

Brasília



Scroll to Top